Parte do nosso aquecimento de uma TRAIL RUN.
https://www.ativo.com/corrida-de-montanha/treinamento-corrida-de-montanha/conheca-diferenca-entre-provas-de-trilha-aventura-e-montanha/
Segue o artigo acima:
Correr no meio da natureza, superando os seus limites e tenho experiências novas a cada treino ou prova. Essas são semelhanças entre a corrida de trilha, de aventura e de montanha. Mas você sabe quais são as diferenças entre elas? Fique tranquilo, abaixo a gente explica e tira as suas dúvidas de uma vez por todas.
Com essa explicação simples (mas que soluciona todas as questões) você não precisará mais se perguntar o que cada uma dessas corridas quer dizer. Faça bom proveito!
Provas de trilhaEssas são as provas mais comuns do Brasil, por conta da vegetação e geografia do país, as quais facilitam as corridas na trilha. Como o nome indica, as competições são disputadas em trilhas de florestas e matas fechadas. São as provas off-road, que possuem piso irregular e pequena variação de elevação positiva e negativa.
Também conhecida como Trail Running, esse tipo de corrida exige um treino no meio da mata para que você se acostume com as exigências que a corrida na trilha pede. Troncos de árvores no meio do caminho, animais silvestres e lama são cenários comuns nesse tipo de competição.
Provas de montanhaComo o nome já diz, são disputadas apenas em montanhas, com grande variedade de terreno, como areia vulcânica, gelo e neve. Têm alta variação na altimetria, o que faz com que você também precise treinar em locais que tenham essa variação para que o seu corpo se acostume com os novos estímulos. Em sua maioria, são autossuficientes, exigindo equipamentos específicos.
Provas de aventura
Nesse tipo de prova, não há apenas a corrida, mas sim um conjunto de esportes, como mountain bike, trekking e canoagem — além da corrida. Normalmente são disputadas em equipes e podem durar mais de um dia. Nesses casos, você precisa levar comida e roupa para a competição, uma vez que será preciso dormir no meio da prova, além de você ter de se alimentar para ter energia para todas as exigências da competição.
(Fonte: Iazaldir Feitosa, treinador e corredor de provas de montanha)